Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

China deve comprar obrigações da dívida portuguesa para beneficiar exportações

A China se diz disposta a comprar títulos da dívida pública de Portugal, mas sem ofertas concretas até o momento. Segundo uma reportagem publicada nesta quarta-feira no Jornal de Negócios de Portugal, Pequim poderia adquirir até 5 bilhões de euros em títulos soberanos portugueses.

O objetivo é assegurar que a União Europeia, seu principal parceiro comercial, continue a comprar produtos chineses. O país tambem investe na diversificação das reservas cambiais em moedas estrangeiras. A China detém as maiores reservas de divisas do mundo, que equivalem a 2,6 trilhões de dólares. Desde a crise financeira de 2008, que afetou duramente os Estados Unidos, o país decidiu diversificar suas reservas e o euro foi o principal beneficiado. Por isso, os chineses não querem ficar de braços cruzados em relação aos riscos de uma maior volatilidade da moeda única europeia.

Na terça-feira, o ministro chinês do Comércio, Chen Deming, se mostrou preocupado com a crise da dívida soberana da Europa e disse que esperava uma solução rápida. Em entrevista ao jornal Le Monde desta sexta-feira, o economista francês especialista em China Patrick Artus afirmou que os orientais desejam implantar indústrias no Ocidente, passando por cima da concorrência norte-americana. "A China não tem interesse em ver a Europa se partir em pedaços", disse o economista.

Autoridades europeias garantem que não fizeram promessa alguma aos chineses em troca do apoio financeiro. O que se especula é que a contrapartida seria o reconhecimento europeu do status chinês de economia de mercado e o fim do embargo imposto pela Europa sobre a venda de armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar essa notícia ou artigo