Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

População elogia atitude do prefeito Pe. Franco e pede unificação dos hospitais

Centenas de pessoas dos vários segmentos da sociedade cacoalense prestigiaram na noite desta terça-feira, dia 07 de dezembro, na Câmara Municipal, a Audiência Pública que debateu a cerca da Unificação dos hospitais Unidade Mista e Materno Infantil de Cacoal e da venda do imóvel da Unidade Mista através de leilão para investimento no Projeto de Unificar esses Hospitais Públicos Municipais (Unidade Mista de Cacoal e Materno Infantil) no imóvel onde funciona o Hospital Materno Infantil (antigo SESP).

O coordenador da Audiência Pública, Procurador-Geral do Município, Marcelo Vagner Pena Carvalho, na abertura dos trabalhos falou da importância da Audiência e principalmente a participação da comunidade no evento, ressaltando que os problemas de saúde no município e a nível nacional vêm piorando cada vez com as constantes demandas. Dr. Marcelo disse que a Administração Cacoal a Serviço de Todos, por determinação do Prefeito Pe. Franco Vialetto e a vice Raquel Carvalho vêm trabalhando, ouvindo a comunidade em busca de solução num curto espaço de tempo. O procurador disse que a audiência não era necessária ser realizada, mas o prefeito Padre Franco Vialetto e a vice Raquel Carvalho numa forma democrática e buscando a transparência determinaram ouvir e receber sugestões de toda a comunidade, mostrando a transparência nas ações realizadas para beneficiar o povo.

O secretário municipal de saúde, Marco Aurélio Blaz Vasques, explanou sobre a necessidade de unificação dos hospitais públicos, centralizando todo o complexo no Hospital Materno Infantil, explicando sobre a diminuição de despesas, com lavanderias, refeitório, administração, farmácia, recursos humanos, centros cirúrgicos, entre outros, facilitando a carga horária e o bom andamento da unidade hospitalar. Para o secretário é importante também que seja realizado o leilão da Unidade Mista de Cacoal urgentemente para a verba da venda ser investida na construção da estrutura do Materno Infantil para unificação dos hospitais.

Marco Vasques também apresentou e explicou sobre o projeto arquitetônico e de unificação dos hospitais em Cacoal que vem sendo debatido desde o ano de 2007, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, detalhando toda a transformação que está prevista ser executada com estrutura técnica dentro das normas da ANVISA. Para o secretário a área do Materno Infantil oferece todas as condições necessárias para a construção dos complexos, sem mexer no prédio atual, além da implantação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, funcionando 24 horas, em pouco espaço de tempo, oferecendo um atendimento com melhor humanização, cujos recursos de R$ 2 milhões são oriundos do PAC 02 e já estão assegurados para 2011.

Marcelo Carvalho adiantou que todo o procedimento necessário foi realizado tranquilamente, enumerando que a audiência superou as expectativas e que o próximo passo do Executivo Municipal é terminar de elaborar o Projeto de Lei e enviar no começo do próximo ano para apreciação e aprovação dos vereadores. “Depois é que será marcada a data da realização do leilão público aberto a todos os interessados para a concretização deste importante projeto discutido com toda a sociedade,” salientou o Procurador-Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar essa notícia ou artigo